Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

domingo, 16 de outubro de 2016

Clave.

Geralmente se posiciona uma clave no início de uma pauta. A clave é um símbolo que indica qual altura musical será representada por cada linha ou espaço. Existem três claves: a clave de sol, a clave de fá e a clave de dó.



Agora, tente memorizar

A posição da nota no pentagrama indica a altura do som, da seguinte maneira:


  • As notas musicais na partitura indicam quais notas devem ser tocadas no teclado.
  • As notas que sobem na pauta indicam que serão tocadas movendo-se para a direita no teclado.
  • As notas que descem na pauta indicam uma sequência de teclas movendo-se para a esquerda do teclado.
  • As notas podem ser escritas em qualquer sequência: subindo, descendo, mudando de direção ou repetindo-se.

Há em música, notas mais agudas ou mais graves do que aquelas que são suportadas pelo pentagrama. Para que possamos escrevê-las, acrescentamos as linhas suplementares superiores e inferiores.



As linhas e os espaços suplementares são numerados a partir do pentagrama.

Para notas muito agudas que exigiriam uso constante de linhas suplementares, utilizamos o sinal de “8va” acima ou abaixo do trecho que deve ser oitavado, modificando o registro da nota escrita como exemplificado abaixo:


Como já vimos antes, para que as notas recebam nome no pentagrama, é necessária a Clave.

Mais o que é Clave?

Clave é o sinal que se escreve no início do pentagrama e tem como finalidade indicar uma determinada nota em alguma linha para que daí possamos então saber o nome das outras notas da pauta. Existem em música três tipos de clave:

A Clave de Sol é escrita a partir da Segunda linha (Indica o Sol3 do teclado na linha 2). Esta Clave é destina a instrumentos e vozes agudas, como por exemplo: Guitarra, Saxofone, Flauta, Violino, Clarinete, Violão, Voz Soprano Etc. Há muito tempo atrás, ERA ESCRITA TAMBÉM NA PRIMEIRA LINHA;

A Clave de Fá pode ser escrita a partir da Primeira, Segunda, Terceira e Quarta linha (Indica o Fá2 do teclado nas linhas 1, 2, 3 ou 4). Esta foi utilizada por muito tempo pela bateria, e atualmente é usada por instrumentos e vozes graves, como por exemplo: Trombone, Fagote, Contrabaixo Acústico e Elétrico, Tuba, Bombardino, vozes Barítono e Baixo etc.

A Clave de Dó pode ser escrita a partir da Terceira ou Quarta linha (Indica o Fá2 do teclado nas linhas 3 ou 4). Também conhecida por Meso Clave é utilizada por instrumentos e vozes médias. Esta tem uma característica interessante que é o fato de ser utilizada pela Viola, mas o Trombone por exemplo, em alguns casos e em passagens mais agudas, também se utiliza dessa Clave.

Cada clave se posiciona sobre uma linha específica. O nome da clave indica a altura da nota que se encontra sobre esta linha. A clave de sol é sempre colocada sobre a segunda linha e define o 1º sol acima do dó central; a clave de fá pode ser posicionada sobre a terceira ou quarta linhas e define o 1º fá abaixo do dó central; a clave de dó pode ser posicionada sobre qualquer linha e define a posição do dó central.

As claves de uso mais comuns são: a clave de sol na segunda linha, a clave de fá na quarta linha, e a clave de dó na terceira e quarta linhas. Estas possibilidades estão representadas no exemplo a seguir. O nome das notas em maiúsculas indica a nota da linha sobre a qual a clave está posicionada.



A clave é o sinal que nos serve de referencia, sem ela as linhas e os espaços da pauta não ganharão os nomes das notas. Uma pauta sem clave não pode ser lida. A linha que receber uma clave, também receberá o nome da nota que a clave representa, por exemplo: A Clave de Sol na 2ª linha determina a posição da nota Sol3 na 2ª linha e, portanto, tendo-se esta, conhece-se as demais. Portanto, ao se iniciar a leitura de uma música, a primeira coisa que devemos observar é: Em que clave a melodia está escrita? Para só então se começar a interpretação.
Observe a figura seguinte, ela nos dá a posição exata das notas chave que as claves indicam no instrumento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...