Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Dedilhado ou digitação - Os dedos no teclado (posição das mãos).

As digitações ou dedilhados no teclado compõem uma parte muito importante para sua formação como tecladista, as digitações são os dedos que devemos utilizar e consequentemente a posição da mão quando toca teclado. Existem regras e instruções para as posições dos dedos no piano dependendo da situação. Então para exercitar escalas no piano é importante utilizar as digitações corretas. Fazendo isto bem, dar-lhe-á uma base para desenvolver uma boa técnica. Por vezes verá instruções sobre qual dedo tocar, com uma numeração a indicar cada dedo.


 Algumas dicas gerais sobre como posicionar a sua mão e utilizar os seus dedos A forma como move as suas mãos e quais os dedos utilizará irá afetar todo o resultado final. Se por exemplo estiver a usar só dois dedos com notas distanciadas, isso irá resultar em transições pouco suaves. Aqui estão algumas regras de ouro:
  • Não utilize exclusivamente o seu dedo 2, o indicador (óbvio);
  • Inclua todos os dedos, isto faz o movimento da mão ser mais suave e rápido;
  • Na maior parte das situações deve evitar tocar as teclas pretas com o seu 1, o polegar.
Aprenda a tocar sem olhar para o teclado

A maioria das pessoas mais cedo ou mais tarde aprenderão a ler as notas. O desafio de ler as notas é muitas vezes sobrevalorizado, entretanto, o desafio real é ler e tocar em simultâneo. A única forma de ler e tocar ao mesmo tempo é não olhar para o teclado. Quanto mais notas a partitura tiver menos tempo tem para olhar para o teclado sem perder o tempo da música. Isto é algo que leva tempo para adquirir, mas uma forma importante para conseguir isto é posicionar as suas mãos corretamente e utilizar uma boa técnica de digitação. Se utilizando corretamente os dedos não terá de mudar a posição da sua mão tantas vezes, ou dar “saltos” grandes com o mesmo dedo.

A prática correta

Na imagem abaixo, podemos ver as notas da escala de dó maior. Em baixo das notas estão os números que indicam qual o dedo que deve tocar as notas:


 A primeira sequência é 1-2-3-1-2-3-4-5, e envolve um movimento em que o polegar passa por baixo do dedo indicador e do dedo médio. Após chegar à oitava seguinte faça a sequência inversa para baixo, movendo o dedo médio por cima do polegar (5-4-3-2-1-3-2-1).

O dedilhado consiste em decidir qual combinação de dedos deve ser utilizada para se tocar um grupo de notas. O objetivo do dedilhado é escolher combinações naturais de dedos. O bom dedilhado reduz a necessidade de esticar muito ou cruzar os dedos, ajudando para que se toque mais suave e veloz. Ao se usar um bom dedilhado, a mão estará equilibrada, dando bom controle sobre os dedos.

Em alguns trechos musicais as notas estão distribuídas de maneira conveniente para os dedos. Elas se movem dentro de um limite de espaço reduzido e parece sempre haver o mesmo número de notas do que o de dedos para tocá-las. Você pode tocar esses trechos sem necessitar de complicadas combinações de dedos ou de trocar a posição da mão de um lado para outro do teclado. Outros trechos são muito mais difíceis de se tocar, exigindo “dedos acrobáticos” e muitas trocas de posição das mãos. Nesses trechos não há dedos suficientes para tocar todas as notas a menos que se toque uma nota de maneira estratégica, com um dedo que permita a mão mudar de posição, deixando outros disponíveis para tocar as notas seguintes. Pode ser necessário cruzar o polegar sob os outros dedos ou os demais dedos por sobre o polegar. Pode-se tocar uma tecla com um dedo e, enquanto se mantém a tecla abaixada, trocar o dedo na tecla.

Quer o trecho seja fácil ou difícil de se tocar, o bom dedilhado e sempre importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...