Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

domingo, 16 de outubro de 2016

Elementos fundamentais da notação musical.

Notação musical é o nome genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador.

O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental que utiliza símbolos escritos sobre uma pauta de cinco linhas, também chamada de pentagrama, partitura ou pauta musical).

O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a nota, que representa um único som e suas características básicas: duração e altura. Os sistemas de notação também permitem representar diversas outras características, tais como variações de intensidade, expressão ou técnicas de execução instrumental.

A notação musical padrão é escrita sobre uma pauta de cinco linhas. Por isso também é chamada de pentagrama ou pauta. O conjunto de pautas e dos demais símbolos musicais, representando uma peça musical é chamado de partitura ou música. A notação padrão e as suas regras da grafia musical garantem a notação precisa das propriedades do som. O som musical é representado, no papel, por um sinal chamado nota, figura de nota ou ainda figuras rítmicas. Lembrando que a nota é o principal elemento de uma composição.

Figuras rítmicas: são os sinais responsáveis pelas indicações rítmico-musicais de uma partitura. Ou seja, são elas que ditam o ritmo de uma música. Podemos dizer que as figuras rítmicas (Notas ou Pausas) escritas no pentagrama constituem uma espécie de "alfabeto musical" e com apenas 7 (sete) figuras, podemos exprimir qualquer coisa que quisermos em termos rítmicos. Conheça agora, cada uma delas. Observação importante: a figura de nota/pausa varia de acordo com a duração do som:

Figuras de notas: são sinais que indicam a duração e a altura dos sons. Chamam-se também de Valores positivos (Produz som) e, conforme a sua duração, recebem formas e nomes diferentes.

Figuras de Pausas: são sinais que indicam a duração de silêncio. Chamam-se também Valores negativos (Não produz som) e, conforme a sua duração, recebem formas e nomes diferentes. Os nomes das Figuras de Pausas são os mesmos das Figuras de Notas do mesmo valor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...