Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Os benefícios da teoria musical.

O atual mundo conectado coloca tantas facilidades à disposição que nos leva a esquecer que um dia toda essa maravilha não estava disponível. Séculos atrás, os grandes músicos compunham e se esforçavam para passar suas criações adiante, com um esforço enorme, à mão e com muito improviso, o que resultava em passagens como essa, composição de Bach:

Benefício 1: Bancos de partituras


 Há vários bancos de partituras gratuitas na internet. Parece algo simples hoje em dia, mas um músico do século XIV, por exemplo, venderia até a roupa do corpo se pudesse ter acesso a elas.

Vou lhes propor um pequeno teste. Digite, em um site de busca, a palavra “partitura”, você vai se surpreender.

Centenas de milhares de partituras disponíveis à venda e também gratuitamente para você baixar, tocar e estudar. Esse tipo de riqueza tem impacto direto no aprendizado do músico, já que aumenta o leque de opções de estudo.


Em 1445 Johannes Gutenberg projetou um novo tipo de prensa, baseado naquelas usadas para espremer uvas. Preparou uma tinta especial, à prova de borrões. Esse sistema operacional de impressão funcionou tão bem que perdurou praticamente inalterado até 1811. 

Benefício 2: Editores de partituras



Os aplicativos de computador que auxiliam os músicos a compor e editar partituras ficam cada vez melhores. Só quem já teve a necessidade de compor música para compartilhar com outras pessoas à mão (quando é para nós mesmos não precisa de muito rigor) sabe como é uma tarefa árdua. Hoje, basta abrir os aplicativos (que é compatível com praticamente qualquer computador) e escrever notas, letras, acordes, etc. Há opções para as mais variadas necessidades, desde os mais acessíveis (Encore 5, Musescore) até o mais robusto (Finale, Sibelius). Com eles, é possível editar e até mesmo ouvir as partituras!

Se você ainda não usa partituras ativamente em suas práticas ou em sua carreira, considere começar hoje. Saiba que, o sucesso de boa parte dos grandes músicos, vem da energia que eles investem no estudo da Teoria e Prática Musical.

Ter as ferramentas certas apenas ajuda nesse processo, aperfeiçoando suas habilidades musicais.
O que está esperando para fazer uso dessas duas grandes vantagens?

Aprender a ler música é como aprender um novo idioma, uma nova língua.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...