Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

domingo, 2 de outubro de 2016

Por que estudar música?

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio do corpo, alma e coração; proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Pesquisas comparativas feitas em áreas cognitivas, motoras, de saúde e percepção são conclusivas quanto às vantagens dos que estudam música. Em todo o mundo muito se tem pesquisado e escrito sobre os benefícios do estudo da música. Hoje, esse tema é abordado em diversos campos da ciência, como na medicina, psicologia e pedagogia. A literatura sobre o assunto é extensa, numerosos artigos, textos e livros têm sido editados; eles trazem algum aprofundamento teórico e estão apoiados em pesquisas comparativas. As comparações são realizadas com dois grupos distintos, sendo um composto por estudantes de música e outro por não estudantes de música.

Talvez o mais importante de se estudar música seja a diversão, a socialização e o prazer de fazer música, porém, enquanto nos divertimos, desenvolvemos certas habilidades e competências que são úteis em diversos outros departamentos de nossas vidas. A lista de benefícios para quem faz música é bem grande e inclui melhorias em muitos aspectos da vida. (Processos da linguagem; Inteligência espacial; Criatividade; Paciência; Lógica; Precisão física e mental; Maior identificação com outras culturas, portanto maior tolerância; Boa performance nas matérias do currículo regular; Comportamento das crianças em salas de aula; Concentração; Disciplina; O estudo de música ajuda a enfrentar desafios e assumir riscos; O estudo de música ajuda no desenvolvimento emocional; Tocar um instrumento fortalece e melhora a coordenação motora; Na saúde: a música cura ajudando a combater o mal de Alzheimer, a reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão, a diminuir o estresse, além de reforçar o sistema imunológico, ajuda a evitar osteoporose; Relacionamento interpessoal pela convivência em grupo).

O estudo da música é generoso, pois nos traz saúde física e mental, nos diverte, não impõe idade ou físico padrão, nos ensina a sermos mais tolerantes conosco e consequentemente com os outros, nos ensina a superar obstáculos de forma prazerosa e traz a interação ao invés da competição (um alívio para nós que enfrentamos competição no trânsito, nos esportes, na vida profissional, na ditadura do “físico perfeito”, etc.). Qualquer pessoa em qualquer idade pode estudar música. Tocar para se e para os outros gera comunhão entre nós mesmos e com quem ouve. Esta integração tocar/ouvir é uma integração de emoções, poética e sensível, onde todos se beneficiam.

Quando tocamos com nossos amigos em uma banda e cada um tem de fazer o melhor de si para que a meta seja alcançada, esta integração também está presente. Além disso, quem estuda música torna-se um ouvinte mais qualificado, amplia seu prazer na escuta e seus critérios estéticos musicais.
Acredito que uma sociedade onde o estudo de música esteja presente, pode ser melhor em termos humanos, de qualidade de vida, mais criativa, tolerante e alegre. Desde que o primeiro som foi considerado música, na pré-história, até essa música ser considerada arte, depois de milênios de evolução, muitas coisas mudaram. A música e a arte, em geral, foram desmistificadas e no ocidente, passou a ser considerada uma forma de apropriação individual dos elementos que pertencem ao consciente e ao emocional. Ou seja, a música passou a fazer parte de um conjunto mais amplo de manifestações, que se convencionou chamar “Cultura”.

Logo, o músico é um dos atores fundamentais na construção da arte e da cultura. Daí a importância social de se estudar música. Além disso, os benefícios em estudar música se dão a nível pessoal, ajudando no desenvolvimento da percepção, da sensibilidade, estimula os valores éticos e estéticos, tornando o indivíduo mais sensível e criativo. A educação musical funciona como formadora integral do indivíduo e de sua personalidade.

A atividade musical na vida das crianças, jovens e adultos tem uma importância muito grande. O estudo da música vem de encontro com a melhora na afetividade (autoestima), qualidade no relacionamento social, desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, disciplina e concentração. O exercício da arte musical como podemos ver, ajuda em várias áreas da atividade mental.

A música sempre foi um importante elemento de aculturação das sociedades. Ela inspira e fortalece, traz beleza e unidade, sendo um modo singular de expressar sentimentos. Muitas pessoas tem o desejo de aprender a ler música, reger e tocar um instrumento como o teclado.

O propósito de um curso de música é ajudá-lo a desenvolver essas habilidades. Ao fazê-lo, você não só enriquecera sua vida como também será capaz de ajudar sua sociedade de diversas novas maneiras. Não é necessário que se tenha treinamento ou conhecimento prévio de música para fazer o curso. Ao seguir o programa, você aprenderá habilidades musicais numa sequência cuidadosamente planejada.

Estudar música...
  • Para tocar na Igreja, tocar nos palcos, na noite, em casa, para ser artista, para ficar rico, para ser show... Muitos são os objetivos daqueles que buscam aprender música. Os objetivos quando não são alcançados devido às nossas limitações e circunstâncias adversas que os ventos da vida trazem costumam minar o coração e, como consequência, nos levam ao desânimo. Acabamos por desistir...
Mas se...veja bem... Mas se você pensar direitinho, terá outros objetivos em mente.


Estudar música...

  • Para ensinar à outras pessoa, para alegrar o coração, para limpar a mente, elevar os pensamentos, para se deliciar ao som de belas melodias sejam elas velhas ou novas, elevar a alma de outras pessoas... então... veja bem... tocar na Igreja, tocar nos palcos, na noite ou em casa serão consequências e não objetivos. É uma visão bem diferente não é?

Estude música para fazer o coração arder em boas chamas, para quebrantar a alma, para louvar a Deus de verdade, para libertar sua alma dos cárceres da rotina e do estresse, estude música e liberte-se!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...