Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

domingo, 2 de outubro de 2016

Por que você deve aprender teoria musical?

Agora você começa a descobrir a importância da Teoria Musical para ter domínio sobre a prática musical e saber como ela pode nos ajudar, vamos descobrir passo-a-passo como fazer a contagem de notas – saber quais são e o que significa notas e pausas, descobrir como contar as pulsações de tempo, como ler unidades de tempo, e familiarizar-se com ritmo e a dinâmica.
Se você é novo na teoria da música, aqui é onde tudo começa: a pulsação do ritmo que trata o andamento da música, neste momento falaremos do tamanho das medidas de tempo (e não do estilo de ritmos).

Por que você deve aprender Teoria Musical?

Existem muitos tecladistas que tocam muito bem por terem anos e anos de prática e um bom ouvido musical, porém conhecem pouco ou quase nada de teoria musical. Seu processo de aprendizagem foi "na marra" e, associado ao seu talento e dedicação, aprenderam com o tempo de prática e observação. Eu conheço vários assim. Geralmente não utilizam cifras e tão pouco sabem ler partituras.

É comum ver novos tecladistas seguirem o mesmo caminho, inspirados por instrumentistas com estas características, afinal, eles "tocam bem"! Isso é natural, porém é um caminho mais longo.
A conhecimento do básico de teoria musical pode antecipar (e muito) nossa performance no aprendizado. Por exemplo:

Teoria Musical para Leitura e interpretação de partituras musicais - A partitura é a principal escrita do músico, a notação musical padrão. Com ela você vai poder ler as músicas que outros músicos fizeram e também vai poder registrar suas próprias músicas para que outros músicos possam ler. Além também de poder compreender os assuntos abordados nos livros de teoria da música.

Teoria Musical para Formação de Escalas - Conhecendo este assunto, você saberá dedilhar com mais facilidade a melodia que combina com a nota principal. Fica muito mais fácil tirar uma canção de ouvido.

Teoria Musical para Formação de Acordes - Se você aprender isso, não precisará mais consultar tabelinhas para verificar como são formados os acordes. Basta aprender a decifrar a Cifra para cada tipo de acorde (maior, menor, etc) e você saberá formá-los prontamente a partir de qualquer nota.

Teoria Musical para os Campos Harmônicos - Assim como nas escalas, os acordes possuem uma sequência própria para cada um. Conhecendo esta sequência (o campo harmônico), você poderá fazer a base harmônica de qualquer música, a partir do acorde principal que inicia a música.
Estes três assuntos acima são o básico da Teoria Musical e possuem ainda muitos desdobramentos. Na medida que estudamos, vamos enriquecendo em muito a qualidade das músicas que tocamos.

Como a teoria musical vai ajudar a minha música?

Se você não conhece Teoria Musical, talvez pode imaginar que a música é algo que pode começar com qualquer nota, ir para onde quer, que o músico pode tocar com a intensidade ou força que preferir, e só parar quando sentir vontade por conta própria; mas isto seria confuso, o resultado desastroso e o esforço do músico seria inútil.
Por isto, saber os principais símbolos e princípios da teoria musical nos ajuda a compreender como fazer uma música organizada, criar uma forma de comunicação com seus ouvintes, definir alturas e timbres de bom gosto e principalmente organizar corretamente as suas propriedades.
Aprender sobre Teoria Musical também é incrivelmente inspirador. Cada novo descobrimento é como uma lâmpada se acendesse sobre a sua cabeça e deixasse um novo aprendizado para ser alicerce do próximo descobrimento, pois o desejo de experimentar uma nova técnica musical nos dá confiança muita curiosidade para saber a próxima lição.

O que é Teoria Musical?

Teoria musical ou Teoria da Música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.

Uma das coisas mais importantes para se lembrar sobre teoria musical é que a música veio primeiro. A música existe há milhares de anos antes e a teoria veio para explicar o que as pessoas estavam tentando realizar quando faziam sons nos tempos mais remotos mesmo sem entender teoria musical. Os conceitos e regras da teoria da música são muito parecidos com as regras da língua escrita, pois as regras gramaticais vieram muito depois desde que as pessoas se comunicam em diversos idiomas em todo o mundo.

Aprender a ler música é exatamente como aprender uma nova língua, a ponto de uma pessoa ser fluente para “ouvir” uma “conversa” musical quando ler um pedaço de partitura. Existem muitas pessoas no mundo que não sabem ler nem escrever, mas conseguem se comunicar bem falando de seus pensamentos e sentimentos. Por isto, a teoria musical é importante para ajudar-nos a ler e escrever musicalmente falando.

A Teoria Musical é vista por alguns como algo restritivo e visto como regras por outros. Vamos ser diretos. A teoria musical é algo que não pode ser negligenciado. A teoria musical é um conjunto de regras? Não. É restritiva? Apenas se a tratar como um conjunto de regras. Você precisa de Teoria Musical? Não, mas pode ser uma magnifica ferramenta para poupar tempo em tentativas errôneas. A teoria Musical foi criada por uma quantidade de pessoas que estudaram e se dedicaram a pesquisas (Bach, Mozart, Beethoven e outros mestres musicais) e notaram os padrões nas suas músicas.

Então saber Teoria Musical pode ajudá-lo a praticar e a criar o seu próprio estilo, encontrando o que gosta e o que não gosta. Qualquer bloqueio musical que você enfrentar, pode ser resolvido ao se utilizar a Teoria Musical.

A teoria musical é um conjunto de diretrizes úteis e será muito mais fácil quebrar essas diretrizes se souber o que elas são e quais os seus propósitos. Os princípios da Teoria Musical são padronizados e universais, a maioria das pessoas que a ignora acabam por compor algo que se encaixa na teoria de qualquer forma. Então a questão é, porque reinventar a roda?

A teoria musical pode ser dividida em:
  1. Estudos Melódicos.
  2. Estudos Harmônicos.
  3. Estudos Rítmicos.
  4. Análise de músicas.
  5. Leitura musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...