Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

sábado, 17 de dezembro de 2016

Figuras e ritmo - Uso dos nomes rítmicos para as figuras.

Numa partitura, os tempos são representados por notas musicais de formas diferentes chamadas de Figura de Nota ou Valores positivos. Há diversos tipos de figuras, como já foi visto antes, cada uma recebendo um valor (ou número de batidas de tempo) diferente. Para determinar o número de tempos que uma nota tem, olhe o número inferior (denominador) da fórmula de compasso. Se este número for 4 as figuras terão os seguintes valores: 
  • A semínima vale 1 tempo.
  • A mínima vale 2 tempos.
  • A mínima pontuada vale 3 tempos.
  • A semibreve vale 4 tempos.
Quando a fórmula de compasso tem um denominador diferente de 4, as figuras tem valores diferentes dos acima. Estudaremos alguns desses valores posteriormente. 

Você pode aprender rapidamente a reconhecer o ritmo utilizando Nomes Rítmicos para representar cada tipo de figura. O quadro abaixo mostra alguns desses nomes rítmicos. Diga “da” para o primeiro tempo de cada nota e “a” para os demais.

Nome da Figura
Número de Tempos
Nome Rítmico
Semibreve
4
Tá-a-a-a
Mínima
2
Tá-a
Semínima
1
Colcheia
1/2
Tá-ti

Colcheias - Uma Semínima pode ser dividida pela metade criando duas notas que têm meia batida de tempo cada. Estas notas chamam-se Colcheias. As colcheias tem um pequeno “gancho” (Colchete ou Bandeirola) nas hastes ou são ligadas por uma barra. As colcheias são duas vezes mais rápidas que as semínimas. Neste curso, o nome rítmico para as colcheias será Tá-ti. Como demonstrado acima, diga “Tá” na batida do compasso e “ti” fora da batida do compasso (o momento entre duas batidas). 

Semicolcheias - Duas colcheias podem ser divididas na metade, criando assim quatro notas de 1/4 de tempo cada uma. Essas notas são as Semicolcheias e têm duas bandeirolas na haste ou são ligadas por duas barras. As semicolcheias são duas vezes mais rápidas que as colcheias. Quatro semicolcheias equivalem a uma semínima. Neste curso, o nome rítmico das semicolcheias será: Ta tu ti tu. 

Quando se deseja representar valores mais longos ou fracionados, pode-se utilizar a ligadura. A ligadura é uma linha curva que conecta notas consecutivas e de mesma altura e indica que a altura deverá soar pela duração resultante da soma de todas as figuras conectadas. Por exemplo:


Podem suceder-se duas ou mais ligaduras. 


Só a primeira nota, ou seja, aquela de onde parte a ligadura, e emitida; a seguinte (ou seguintes) constitui uma prolongação da primeira. 

Notas Pontuadas - Um ponto colocado à direita de uma nota aumenta seu valor pela metade. Por exemplo, uma mínima valendo dois tempos, quando se acrescenta um ponto à ela, seu valor aumenta um tempo (metade do valor original), fazendo com que valha três tempos. 

Uma semínima valendo 1 tempo. Quando se acrescenta um ponto à ela, seu valor aumenta em 1/2 tempo (metade do valor original), fazendo com que valha 1 tempo e meio. O meio tempo restante é, normalmente, preenchido por uma colcheia. 

No caso particular onde a duração total representa um aumento de 50% na duração de uma determinada nota, pode-se usar um ponto de aumento. A função do ponto de aumento é fazer com que a duração da nota tenha um acréscimo equivalente à metade da duração original. Por exemplo: 


Observe no exemplo a ocorrência de notas que estão duplamente pontuadas. Nestes casos, o segundo ponto tem a função de acrescentar a metade da duração que o ponto precedente aumentou. Para ilustrar, em um compasso 4/4, a semínima normalmente vale um tempo. Uma semínima duplamente pontuada, como aparece no quarto exemplo acima, recebe um aumento de meio tempo do primeiro ponto mais um acréscimo de um quarto de tempo do segundo ponto. 
  • A nota sem ponto de aumento e um Valor simples, que se subdivide em duas notas menores.
  • A nota pontuada e um Valor composto, que se subdivide em três notas menores. 
Observe os exemplos abaixo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...