Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

sábado, 17 de dezembro de 2016

Tempo e ritmo.

O primeiro passo para lê o Ritmo de uma música é encontrar a pulsação. Pulsação ou batidas em música, consiste em uma batida regular, constante, como o bater do coração ou de um relógio. O Ritmo de uma música baseia-se numa Unidade de Tempo constante que se pode ouvir e sentir. Ao se baterem os pés para acompanhar uma música animada, está-se percebendo a Unidade de Tempo e marcando-a com o pé. Representa-se a unidade de tempo por meio de notas musicais espaçadas em intervalos iguais, da seguinte maneira:


Bata palmas para indicar os tempos nas pautas acima. Bata palmas de maneira uniforme e continua, uma vez para cada nota.

Os Tempos são partes ou movimentos em que está dividido cada compasso. De acordo com sua maior ou menor acentuação na execução musical, os tempos são chamados Fortes ou Fracos. O primeiro tempo de um compasso é tradicionalmente considerado forte. Os demais são tidos como meio fortes ou fracos.

Todos os tempos em um compasso são importantes, mas o Primeiro Tempo (ou batida do compasso) é o mais Forte. Apesar de ser percebido com mais forca, ele não e tocado ou cantado mais alto.

Ao se escutar uma música, pode-se descobrir o numerador da fórmula do compasso (ou seja, o número de tempos por compasso) observando-se ou sentindo-se os Tempos Fortes.

Uma vez que se saiba que o tempo forte é o primeiro, basta contar até que se perceba o tempo forte seguinte.

Escute uma música gravada ou alguém tocar um instrumento. Você consegue perceber o tempo? O andamento é rápido ou lento? Bata palmas com as batidas do tempo, dando ênfase ao tempo forte. Conte os tempos para encontrar o numerador da fração que indica a fórmula do compasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...