Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

domingo, 15 de janeiro de 2017

Acordes Invertidos – Como Inverter Acordes.

Como já vimos, um acorde é um conjunto de três ou mais notas tocadas simultaneamente. Também vimos que o nome do acorde é igual à primeira nota de um acorde. Seguindo esta lógica, se tivermos as notas Dó, Mi e Sol teríamos o acorde de Dó maior pois a primeira nota é o Dó. No entanto podemos ter um acorde de Dó maior e a nota mais grave ser o Mi ou o Sol.

Como assim?

Simples, com a inversão dos acordes. Ao invertermos um acorde continuamos com as mesmas notas, no entanto mudamos as notas de oitavas. Vamos ver as inversões para as tríades (acordes de três notas).

Primeira Inversão - Se a nota mais grave de um acorde for a terça do acorde, ou seja, a segunda nota que compõe o acorde, então o acorde encontra-se na primeira inversão. Pegando no acorde de Dó maior, sabemos que a segunda nota do acorde é Mi, então temos duas hipóteses de inversão:


Segunda Inversão - Se a nota mais grave for a quinta, ou seja, a terceira nota que compõe o acorde, então o acorde está na segunda inversão.


Então podemos ter duas hipóteses:


Os acordes invertidos continuam a ser os mesmos, apesar do seu som ser um pouco diferente, eles continuam exercendo suas respectivas funções harmônicas. A inversão dos acordes deve ser bem explorada na execução uma música, pois muitas vezes, mesmo tendo as mesmas notas, basta mudar as suas oitavas para conseguir uma progressão muito mais agradável e fácil.

OBS.: As inversões também podem ser exercidas nos acordes de quatro notas (tétrades). Para isso basta aplicar o mesmo procedimento utilizado nas inversões das tríades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...