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domingo, 15 de janeiro de 2017

Modos Gregos.

Na Grécia antiga, as diversas organizações sonoras (Escalas) diferiam de região para regi-ão, consoante as tradições culturais e estéticas de cada uma delas. Assim, cada uma das regiões da Grécia Antiga deu origem a um Modo (organização dos sons naturais) muito próprio, e que adaptou a denominação de cada região respectiva. Desta forma, aparece-nos o Modo dórico (da região da Dória), o Modo frígio (da região da Frígia), o Modo lídio (da Lídia), o Modo jônio (da região da Jônia) e o Modo eólio (da Eólia). Também aparece outro, que é uma mistura na verdade denominado de Modo mixolídio.

Historicamente, os modos eram usados especialmente na música litúrgica da Idade Média, sendo que poderíamos também classificá-los como modos "litúrgicos" ou "eclesiásticos". Existem historiadores que preferem ainda nomeá-los como "modos gregorianos", por terem sido organizados, também, pelo papa Gregório I, quando este se preocupou em organizar a música na liturgia de sua época. No final da Idade Média a maioria dos músicos foi dando notória preferência aos modos jônio e eólio que posteriormente ficaram populares como Escala maior e Escala menor. Os demais modos ficaram restritos a poucos casos, mas ainda são observados em diversos gêneros musicais. O sétimo modo, o lócrio foi criado pelos teóricos da música para completar o ciclo, mas é de raríssima utilização e pouca aplicabilidade prática. De fato, o modo lócrio existe como padrão intervalar, mas não como modo efetivamente, visto que a ausência da quinta justa impede que haja sensação de repouso na tríade sobre a nota fundamental. Por outro lado, tanto a música erudita quanto a música popular do século XX (marcadamente o jazz) acolheram o uso da quarta aumentada (ou quinta diminuta), pois a tensão proporcionada pela dissonância pode ser aproveitada com finalidades expressivas.

Os modos baseiam-se atualmente na escala temperada ocidental (Escala Diatônica), mas inicialmente eram as únicas possibilidades para a execução de determinados sons. Desde a antiga Grécia os modos já se utilizavam caracterizando a espécie de música que seria executada. Os mo-dos, bem definidos então, eram aplicáveis de acordo com a situação, por exemplo: se a música remetia ao culto de um determinado deus deveria ser em determinado modo, e assim para cada evento que envolvesse música. Com o temperamento da escala e a estipulação de uma afinação padrão, os modos perderam gradativamente sua importância visto que a escala cromática englobava a todos e harmonicamente foi possível classificá-los dentro dos conceitos "maior e menor". O uso de frequências determinadas possibilitou o desenvolvimento das melodias na música junta-mente com a harmonia e, com isto, na atualidade, os modos facilitam a compreensão do campo harmônico e sua caracterização, mas não possuem mais funções individuais. O fato de não mais estabelecermos diferença entre bemol e sustenido na escala cromática veio a restringir ainda mais o emprego de modos na música, senão como elemento teórico. Os modos podem ser entendidos com extensão da escala natural de dó maior. Os modos, nada mais são que uma série de sons melódicos pré-definida. Ao todo são sete, mais sete variações destes.

Classificação atual dos modos

Atualmente, classificamos os modos como maiores e menores, de acordo com o primeiro acorde que formarão em seu campo harmônico.

Modos Maiores: Jônio, Lídio e Mixolídio.

Modos Menores: Dórico, Frígio, Eólio e Lócrio (este podendo ser também classificado como diminuto).

A escala toma o nome da nota em que se inicia (tônica) e do modo que lhe é empregado.
Por exemplo: se a escala começa no dó e se acha no modo maior jônio, esta escala recebe o nome de “Escala de dó maior jônio”; se a escala inicia no lá e se acha no modo menor eólio, recebe o nome de “Escala de lá menor eólio”.

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