Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

domingo, 21 de maio de 2017

Vocação Musical: É preciso ter vocação (ou dom) para tocar?

Normalmente o iniciante começa muito empolgado a estudar, aí ele encontra muitas dificuldades, como coordenação das mãos ou dificuldade em entender a escrita musical, e logo ele se pergunta: será que esse negócio de música não é somente para quem tem vocação ou um dom? Acho que você já sabe metade da resposta para essa pergunta e neste vídeo vou te apresentar a metade da resposta que você ainda não conhece.

Você já deve ter ouvido falar, ou até conhece algum amigo ou tem algum parente, que demonstrou um talento inato para a música: Aquela pessoa que ouviu uma música e sem nenhum treinamento conseguiu tocar em algum instrumento, como o piano ou um violão.

Na história da música temos alguns nomes famosos que tinham essa vocação desde pequenos: como Mozart, Schubert e Beethoven.

Agora, o que você já deve saber é que essa vocação sem dedicação aos estudos é muito limitada.

Em qualquer arte, de música até desenho, uma pessoa que não apresenta essa vocação inicial pode avançar mais no domínio da arte do que uma pessoa talentosa que, por preguiça ou por vaidade, não se dedica aos estudos.

Acho que isso você já deve estar até cansado de ouvir mensagens motivacionais por aí, dizendo que o talento sem esforço é um desperdício.

O que você não deve saber é que existe o que eu chamo de "os 3 pilares de um aprendizado saudável de piano".

E, olha, já te adianto que o talento não faz parte desses pilares.

O 1º pilar é muito óbvio, que é possuir o instrumento para você estudar. Muitos iniciantes desistem porque não enxergam avanço no aprendizado simplesmente porque só estudam quando vão à escola de música.

O 2º pilar é o esforço e a continuidade nos estudos aliado a resiliência, que é a capacidade de superar e de se recuperar ao passar por dificuldades.

O 3º pilar é o mais difícil de encontrar hoje em dia, que é um bom professor. O que eu quero dizer com isso é que um bom instrumentista não faz um bom professor.

Então, se você está querendo aprender piano, fique atento a esses 3 pilares e não pense em desistir quando as dificuldades aparecerem.

Texto: Felipe Scagliusi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...