Escola

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O NOSSO SITE OFICIAL

Endereço e contatos:

UNIDADE I - Rua. Tab. Eurydice de Barros Esteves, 156, Mangabeira I, João Pessoa, Paraíba 58055-450, Brasil

Contatos:
Oi (83)98740-2530 (WhatsApp)
Tim (83)99966-6875
Claro (83)99102-3221
Vivo (83)98101-7208

Sobre o fundador... Visite as redes sociais do Prof. Elvis Chaves...

E-mail: profelvischaves@yahoo.com.br
Blog
Site oficial
Facebook
Google+

YouTube

Use o GPS:


FAÇA SUA BUSCA NO BLOG AQUI

terça-feira, 6 de junho de 2017

A fórmula secreta da evolução musical.

 

Em se tratando do ensino de música, se você parar para analisar, vai constatar que o problema não está nos métodos, não está nos repertórios didáticos e nem está nos professores... O problema está na forma como você encara os problemas que atrapalham sua aprendizagem musical.

Vamos lá. Assim como a música é composta por três elementos fundamentais (Melodia, harmonia e ritmo), seu desenvolvimento num instrumento, seja ele qual for, só terá sucesso mediante a combinação de três atitudes diárias que devem ser incorporadas a sua rotina como estudante de música, e que também farão parte da sua vida musical após os anos como estudante.

São elas:

Paciência, resiliência e disciplina.

Paciência = Sabedoria, esperança, motivação... 

Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

Resistir o que é quase insuportável com paciência e dignidade. Resolver pacificamente os conflitos e as injustiças, ao contrário de utilizar a violência.

Uma pessoa paciente sabe que é preciso praticá-la muito até alcançar um objetivo final desejado.

A falta de paciência na música nos causa falta de concentração, que nos leva ao insucesso nos treinos, com isso vem a ira e a insanidade, as murmurações, a desmotivação e consequente desistência. Um músico precisa desenvolver em personalidade a capacidade de suportar e de aprender com os erros. Isso é fundamental.

Resiliência = Resistência, adaptação, superação...

Capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade.

Eis aqui um diamante da personalidade, a resiliência faz de você um ser que aprende, que se supera e que acredita. Desenvolver uma característica resiliente nos tornar capazes de executar, suportar e superar nossas limitações, sejam elas impostas fisicamente ou psicologicamente.

A falta de resiliência na música nos leva à mesmice, à rotina, à falta de criatividade e, consequentemente, à dependência. Um estudante de música não resiliente está fadado a ter mente e mãos enferrujadas, é um ótimo candidato ao fracasso musical.

Disciplina = Atitude, força, prática...

No contexto da educação musical podemos considerar que, disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. É um item essencial no quebra cabeças da excelência pessoal, pois tanto o foco quanto a dedicação estruturada e contínua são essenciais para que um desempenho excepcional seja atingido.

A disciplina nos leva à obediência de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo ou ramo do conhecimento. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

Autodisciplina, é a disciplina, ou seja, a ordem, a regra e a responsabilidade que determinado indivíduo ou grupo se impõe, sem a orientação ou imposição de terceiros.

Manter a autodisciplina é essencial para conseguir atingir os objetivos profissionais e pessoais, pois garante o cumprimento de todas as responsabilidades e compromissos que garantirão o sucesso de determinada tarefa, por exemplo.

Etimologicamente, a palavra disciplina se originou a partir do latim disciplina, que quer dizer “educação que um discípulo recebia de seu mestre”. Este termo, por sua vez, tem origem diretamente de discipulus, que é referente “aquele que aprende”, e este, consequentemente, tem raiz no verbo latino discere, que significa “aprender”.

Manter a disciplina ainda pode estar relacionado com o ato de ser constante, ou seja, se dedicar no cumprimento de determinada tarefa para o alcance de um objetivo final

A falta de disciplina na música nos leva a desorganização mental e física. Um músico indisciplinado não tem postura, não compreende as propriedades do som pelo qual a música se desenvolve. Um músico indisciplinado não aprende, não interpreta e nem cria, mas é um ótimo imitador.

Não apenas o saber dessa combinação (Paciência, resiliência e disciplina), mas o aperfeiçoamento delas em nós, nos dá a vantagem de poder contar com o que há de mais eficiente em nosso ser. A capacidade de aprender. O nosso desenvolvimento depende muito da forma como encaramos nossos problemas diários e, na música, não é diferente.

Eis a fórmula secreta dos grandes músicos:

(PACIÊNCIA + RESILIÊNCIA + DISCIPLINA) - MURMURAÇÃO = APRENDIZADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...